Marcas apostam no "Azeite Português"
Portugal importa entre 40 mil a 50 mil toneladas/ano do país vizinho, para um consumo total da ordem das 95 mil toneladas. Com já referimos no Produção.pt dentro de três a quatro anos, Portugal será auto-suficiente.
Portugal exportou 30704 mil toneladas de azeite em 2008, correspondentes a 92 milhões de euros, ou seja, 32,3% da produção nacional. O Brasil (30%) é o principal destino, seguido da Espanha, EUA, Coreia do Sul, Venezuela e Angola.
O consumo de Azeite tem vindo a aumentar a nível mundial, sendo uma boa aposta para as exportações nacionais. Portugal tem uma produção de 95 mil toneladas (2008) que deverá aumentar nos próximos anos. Em 2009 à excepção da região de Trás-os-Montes espera-se uma aumento da produção de Azeite, no Alentejo a produção vai subir 20%.
As marcas de azeite estão cada vez mais a apostar na produção nacional. Este ano as duas principais marcas Gallo e Oliveira da Serra lançaram campanhas que apelam ao consumo de Azeite Português (ver imagens). As duas marcas têm a indicação "Azeite Português" nas garrafas do seu portófolio que têm origem nacional.
Prefira o Azeite Nacional, Qualidade de Excelência.