Terra Nostra: Natural dos Açores
A marca Terra Nostra apresenta uma gama de produtos diversificada, prática e funcional. Foi a 1ª marca de queijo flamengo a investir em fatias, vendendo actualmente mais de 7 milhões de embalagens por ano e sendo líder neste sub-segmento. Em 2005, com a crescente procura de produtos com redução de gordura, Terra Nostra lança um queijo em fatias com redução de 50% de gordura, com grande aceitação por parte dos consumidores e com vendas crescentes até aos dias de hoje. A gama passa ainda pelo formato Bola, para o consumidor que prefere o queijo no seu modelo mais convencional, queijo Terra Nostra Barra que se destina à venda no livre-serviço ou a peso nas charcutarias, e ainda Leite UHT meio-gordo e magro. A mais recente aposta da marca é o Queijo Ralado Terra Nostra (saiba mais no site da marca).
O queijo Terra Nostra é o segundo queijo flamengo mais vendido em Portugal, detendo uma quota de mercado de 17%. "O Terra Nostra é uma marca que representa os Açores e nós temos vindo a apostar na qualidade do que é ser dos Açores", salienta Ana Cláudia Sá. As vendas do queijo Terra Nostra cresceram "20% ao ano nos últimos dois anos".
A maior fábrica de queijo em Portugal e uma das mais modernas em termos mundiais situa-se na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel. A unidade tem um potencial de produção superior a 12 mil toneladas de queijo por ano, dispondo de capacidade para transformar anualmente cerca de 120 milhões de litros de leite.