Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Produção Nacional Faz Bem

Apoiar a produção nacional nas diversas areas possibilita melhorar o nosso nível de vida, basta cada um de nós fazer a sua parte

Produção Nacional Faz Bem

Apoiar a produção nacional nas diversas areas possibilita melhorar o nosso nível de vida, basta cada um de nós fazer a sua parte

04.Jun.13

O Sonasol marca portuguesa mas Made in Spain...


Esta semana os supermercados Pingo Doce têm uma grande campanha de desconto em vários produtos e marcas portuguesas. Ontem vimos o folheto e verificámos que estava a marca Sonasol, que nós até pensámos ser espanhola, depois de alguns minutos de pesquisa verificámos que a marca é portuguesa no entanto é fabricada em Espanha (Catalunha). Os portugueses venderam a marca à multinacional Henkel que deslocalizou a fábrica para Espanha...a fábrica que produzia o Sonasol era Sociedade Nacional de Sabões, em Marvila, em Lisboa, chegou a ter 1500 trabalhadores.

Em 1961, chegou a estabelecer um contrato com a Colgate-Palmolive para a produção dos sabonetes Palmolive em Portugal. O dentífrico Colgate e os produtos para a barba Palmolive foram produzidos pela Colgate-Palmolive em linhas de produção instaladas na antiga fábrica em Marvila. Em seguida e lançando práticamente um producto novo por ano vêm: Sabonete Cadum (1962), pó de limpeza... Ajax (1963), escova de dentes Colgate (1964), dentífrico Colgate Flúor e esfregão Bravo (1965), shampoo Palmolive (1967), after-shave Palmolive (1968), limpa-vidros Ajax (1970) e limpa-tudo Ajax (1971).

Em 1975 a fábrica produzia, para além do Sonasol, outros detergentes líquidos das marcas “Lavax”, Lavax Lãs” e “Soflan”

Em 1989 a multinacional alemã ‘Henkel’, comprou a Fábrica Nacional de Sabões. Nesta altura, o grupo integrava 25 empresas, empregava 1.500 pessoas e tinha vendas superiores a 20 milhões de contos (cerca de 100 milhões de euros), o que representava 0,2 por cento do produto interno bruto (PIB) português. Encerrada esta de Marvila, a ‘Henkel’ ainda manteve uma fábrica em Alverca até 2004, acabando por transferi-la para Espanha (Catalunha).

Actualmente o Sonasol é uma marca nacional Made in Spain...dá que pensar?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.