Aquinos fornece sofás e colchões para a IKEA
A empresa nasceu em 1985 pelas mãos de três irmãos, os irmãos Aquino. Tudo começou com seis colaboradores, actualmente são mais de 2500 funcionários, sendo o maior empregador da Zona Centro.
A Aquinos tem vindo a conquistar ao longo dos anos grandes clientes, o primeiro foi a empresa de mobiliário francesa Conforama. Com uma ligação mais recente o gigante de mobiliário Ikea tem-se mostrado uma parceria de sucesso. É na Aquinos que se produzem muitos dos sofás e colchões que podemos encontrar nas lojas Ikea. O histórico sofá Klippan com mais de 35 anos, ostenta o selo "Made in Portugal".
Actualmemte a empresa conta com a sede e unidades de produção em Tábua, uma fábrica em Nelas e em breve terá uma fábrica em Carregal do Sal. Em Novembro de 2016 o grupo adquiriu uma fábrica em França, passando com esta aquisição a ser a 4ª empresa do sector a nivel mundial.
A empresa produz diversas matérias-primas para a composição dos sofás, desde espuma, molas, componentes de madeira e fibra poliéster.
A Aquinos está focada na exportação, sendo através dela que se espera continuar a crescer, tendo sempre padrões de qualidade e exigência muito elevados.
Investimento?
Foi inaugurado em Maio deste ano um Centro de Inovação e Desenvolvimento que reclama ser "o primeiro da Europa no setor" e implicou um investimento de sete milhões de euros. Inserido no Centro de Inovação e Desenvolvimento está a nova Aquinos Academy, uma escola de formação interna e externa que irá dar formação aos colaboradores, parceiros e clientes do grupo e ainda formação a entidades externas, assim como um novo gabinete criativo para o qual foram recrutados 30 trabalhadores.
Também em Maio de 2017 foi inaugurada uma nova fábrica de produção de sofás em Carregal do Sal, um investimento de 13 milhões de euros, permitindo criar 360 postos de trabalho, em plena laboração poderá chegar aos 600 trabalhadores. Esta nova unidade vai produzir sofás de 'design' destinados exclusivamente ao mercado externo e permitirá ao grupo reforçar a produção das atuais 3.500 para 6.500 sofás por dia, valor que a empresa afirma atribuir-lhe o estatuto de "líder europeia neste produto".
A partir de 2018, com a ampliação desta fábrica e um investimento de 24 milhões de euros, a Aquinos aumentará a produção de colchões dos atuais 4.500 para 8.500 unidades por dia.
B.I.
Fundação: 1985
Origem: Tábua
Nº de Colaboradores: 2500
Facturação: 176 milhões de euros
Peso das exportações: 92% do volume de negócios, onde França, Espanha, Belgica, Itália, Suiça, Irlanda, Brasil, Canada e Angola são os destinos principais. A Aquinos é responsável por 15% das exportações portugueses de mobiliário.