Imperial investe em nova unidade
A Imperial com 85 anos de vida continua a investir para apostar em novos mercados e novos produtos tendo sempre a inovação e a tecnologia bem presente, com esta aposta a empresa acaba de investir numa nova unidade virada para as exportações. Este investimento de 6 milhões de euros é a terceira unidade do maior fabricante nacional de chocolate, que detem marcas como a Regina, Jubileu, Allegro, Pintarolas e Pantagruel.
As exportações já representam 25% da facturação da empresa que chegou aos 28 milhões de euros em 2016. A nova unidade permitirá uma produção de 3 mil toneladas por ano, com grande enfoque no mercado externo.
O consumo de chocolate em Portugal é baixo quando comparado com a média europeia, no nosso país o consumo de chocolate atinge 1,5 kg per capita, já na Europa este número sobe para 5,2 kg per capita. Em Portugal existe uma enorme margem para que o consumo cresça, no entanto este ainda é um sector marcado pela sazonalidade do consumo, que atinge o seu pico no Natal e na Páscoa, as duas épocas festivas representam cerca de 65% das vendas da Imperial. A aposta em diversificar os mercados de exportação permite assim combater a sazonalidade e produzir com três turnos durante todo o ano. A fábrica da Imperial tem uma enorme flexibilidade produtiva que permite estar sempre a inovar lançando novos produtos.
A empresa produz alguns produtos específicos para determinados mercados, como são o caso dos produtos com certificação Kosher e Halal.
Curiosidade: Os produtos da Imperial que vamos consumir no Natal já começaram a ser produzidos em Vila do Conde.
B.I.
Fundação: 1932
Origem: Vila do Conde
Nº de Colaboradores: 175
Facturação: 28 milhões de euros