Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Produção Nacional Faz Bem

Apoiar a produção nacional nas diversas areas possibilita melhorar o nosso nível de vida, basta cada um de nós fazer a sua parte

Produção Nacional Faz Bem

Apoiar a produção nacional nas diversas areas possibilita melhorar o nosso nível de vida, basta cada um de nós fazer a sua parte

05.Ago.17

Sabia que a França é o maior investidor em Portugal?

 O investimento francês no nosso país vai de vento em poupa, as empresas francesas já são as segundas em criação de postos de trabalho e volume de negócio, ficando apenas atrás dos espanhóis.

Em 2015 foram investidos 8 mil milhões de euros e tudo indica que este forte investimento é para continuar. As filiais francesas são responsáveis por mais de 60 mil postos de trabalho.

​São diversificadas as áreas de investimento francês. Um dos maiores negócios foi na área das telecomunicações, sendo que a MEO é a primeira empresa francesa no top 100 nacional devido à aquisição da PT pela Altice.

Na área da distribuição, os franceses estão presentes com os grupos Intermarché, Auchan e FNAC; o grupo Auchan está no terreno a investir 6 milhões na abertura de lojas de proximidade. Por exemplo, no decorrer deste ano esperam abrir 6 lojas em Lisboa. 

A FNAC  pretende continuar a aumentar o número de lojas em Portugal sendo que o plano de expansão prevê a abertura de mais 5 lojas.

​Outra área de destaque é a indústria automóvel. Ainda este ano, por um lado, teremos a aposta da Faurecia na criação de 400 novos postos de trabalho com um investimento de 41,5 milhões de euros; por outro, a Renault vai investir 100 milhões €, estimando-se a criação de 150 novos postos de trabalho.

O sector dos transportes também foi alvo de um grande investimento francês, com a aquisição da ANA por parte da empresa francesa Vinci.

No sector alimentar, a BEL é dona das marcas portuguesas Terra Nostra e Limiano. Recentemente, foram investidos 10 milhões de euros nos Açores com o programa "Leite de Vacas Felizes" dando origem a um produto diferenciado, uma vez que o leite é colhido diariamente a frio e embalado em menos de 24 horas.

Actualmente, são produzidos 60 mil litros por dia, mas a perspetiva de chegar aos 35 milhões de euros/ano, dependerá da aceitação do consumidor. Para já, os primeiros meses de vendas têm-se revelado um êxito.

Por fim, o sector imobiliário é outra das áreas de negócio em que o peso do investimento francês em Portugal é relevante com uma quota de mercado de cerca de 26%.